
Dois meses após o fim das eleições municipais deste ano, começam-se a discutir as eleições de 2026, onde estaremos escolhendo o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. No Tocantins, nomes já são cogitados para disputar os principais cargos: governo e senado. Tanto do lado oposicionista como do situacionista. A oposição apresenta, no momento, para disputar o Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos, apenas um nome, o do vice-governador Laurez Moreira, que recentemente rompeu com o governador Wanderlei Barbosa. Os motivos desse rompimento ainda continuam sem explicação e geram especulações das mais variadas.
Do lado situacionista, três nomes são cogitados para substituir o governador Wanderlei Barbosa: os senadores Eduardo Gomes e Dorinha e o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres. Os três são de confiança do governador, tornando-se em uma escolha de Sofia. Diz-se nos bastidores que o nome preferido do atual chefe do executivo estadual é o de Amélio Cayres. O que dizem é que o chefe do legislativo adota a velha prática do mineiro, caladinho, comendo pelas beiradas quando menos se espera, já comeu o angu.
Eduardo Gomes
Em 2026, se finda o primeiro mandato de Eduardo Gomes no Senado, se não conseguir a vaga para disputar o governo do Tocantins, terá que concorrer à reeleição ao senado, o que lhe garante mais chances de êxito, porque, mesmo com sua alta rejeição, é favorecido pelo fato de que estarão disponíveis duas vagas; a dele e de Irajá Abreu. Por mais que não esteja tão em alta, Gomes é muito mais favorito que Abreu.
Dorinha Seabra
Dos três, Dorinha é a única que não tem nada a perder, pois, após 2026, ainda terá mais quatro anos de Senado, ou seja, se for candidata ao governo e não vencer, não ficará sem mandato. Essa estabilidade de Dorinha também pode ser um bom argumento para ela apoiar Gomes ou Cayres com a garantia de que o apoio hipotecado em 2026 seja recíproco em 2030 em sua reeleição na câmara alta.
Amélio Cayres
Deputado estadual por cinco mandatos, Amélio Cayres foi recentemente reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2025/2026. Sua influência na casa de leis tocantinense lhe favorece na corrida pela candidatura ao governo do Tocantins. Para se ter uma ideia, foi reeleito por unanimidade. Obteve 100% dos 23 parlamentares presentes na sessão.
Mín. 23° Máx. 32°





