
Um decreto assinado pelo prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, tem sido alvo de desinformação por parte de comunicadores do município. O decreto em questão impede caminhões acima de 25 toneladas de rodarem em vias do município, e a desvirtuação de seu conteúdo gera um clima de animosidade. O principal divulgador dessa desinformação é o ex-vereador Robeelan Cokin, adversário ferrenho da gestão.
Em suas mensagens, Cokin deixa a falsa impressão de que o decreto proíbe todo e qualquer caminhão de entrar na cidade, no entanto, isso não corresponde com a verdade. Como já dito acima, o decreto limita o peso dos caminhões acima de 25 toneladas. Segundo o prefeito Fabion Gomes, essa medida é importante para preservar as vias públicas do município, uma vez que o trânsito frenético desses veículos pode causar danos.
“Não estamos proibindo de maneira geral os caminhões de trafegarem no município, isso é uma inverdade, apenas os mais pesados que possam gerar danos ao asfalto das vias públicas do município”, afirmou.
Outro ponto que o ex-vereador falou foi sobre a liberdade de ir e vir, que está na Constituição Federal. Segundo ele, o decreto fere a CF, o que não é verdade. O prefeito tem a prerrogativa de editar decretos que limitam o trânsito em seu município e o decreto editado por Fabion tem por finalidade a conservação dessas vias municipais.
O que o trânsito desenfreado causou em Axixá
Um exemplo de que o decreto do prefeito de Tocantinópolis evitou o pior está na cidade de Axixá. O trânsito no município se tornou um caos, levando transtorno para seus moradores. Imagens que rodam as redes sociais mostram que o grande fluxo de carreta, além de estragar as ruas, limita os moradores dentro de seu próprio município. Sem estrutura para receber esse fluxo, Axixá virou um inferno na terra.
Voltando para Tocantinópolis....
Outra desinformação lançada foi sobre a saída da Balsa Pipes no município. Até o momento, nenhuma informação nesse sentido foi anunciada pela empresa. As fake news sobre essa situação têm gerado apreensão entre os moradores. Pelo que tudo indica, não passa mesmo de terrorismo político por parte dos oposicionistas, que veem na situação uma forma de tentar desestabilizar através de fakes.
A prefeitura de Tocantinópolis emitiu uma nota sobre o assunto.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, em conjunto com as Polícias Militares do Tocantins e do Maranhão e a empresa Pipes Empreendimentos, informa que, em reunião realizada nesta data, foi decidido, excepcionalmente, liberar a travessia de dois caminhões que estão acima do limite de peso estabelecido pelo Decreto Municipal nº 07/2025, devido à situação em que se encontram retidos na balsa.
Esclarecemos que esta medida foi tomada como uma exceção pontual, visando evitar maiores transtornos operacionais na travessia fluvial.
Durante a reunião, ficou acordado que, após a passagem desses dois veículos, as Polícias Militares do Tocantins e Maranhão atuarão de forma integrada para fiscalizar e garantir o cumprimento integral do Decreto Municipal nº 07/2025, que proíbe o trânsito de caminhões acima de 25 toneladas no perímetro urbano de Tocantinópolis, com o objetivo de proteger a infraestrutura pública e a segurança da população.
Reforçamos o compromisso do Município com a preservação do patrimônio público e o cumprimento das normas legais, sempre buscando soluções que minimizem impactos à população e respeitem o interesse público.
Prefeitura Municipal de Tocantinópolis
Gestão Fabion Gomes de Sousa
Mín. 23° Máx. 32°





