O presidente da ALETO — Assembleia Legislativa do Tocantins — Amélio Cayres, é conhecido pelo bom relacionamento com os poderes executivo e judiciário. Seu nome é ventilado como um possível candidato ao Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos. Amigo de Wanderlei Barbosa, atual governador, Amélio Cayres, segundo fontes do Palácio, tem a predileção do chefe do executivo, o que pode pesar na hora da escolha.
Amélio tem um discurso conciliador, sua presidência tem buscado consenso e unidade entre a bancada governista, tarefa na qual tem tido sucesso. Sua candidatura deve representar um marco histórico para o extremo norte tocantinense, que ao longo dos anos tem ganhado relevância. Amélio, como presidente da Assembleia, é um exemplo disso. A construção da candidatura de Amélio Cayres ao governo do Estado, além do apoio velado do governador e esse silêncio tem suas razões, também tem o apoio do deputado Alexandre Guimarães, grande entusiasta do projeto.
“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato do governador Wanderlei Barbosa será mesmo Amélio Cayres, ele é que tem maiores condições políticas de construir convergências, demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, disse uma de nossas fontes, que coloca a vice-presidência no senado para Eduardo Gomes como um dos fatores que aumenta as chances de Amélio “Eduardo Gomes também era cotado, mas sua eleição como vice-presidente no senado mostra que buscará a reeleição ao senado. Está construindo caminhos para isso”, concluiu.
Segundo informações, é esperado que Wanderlei Barbosa declare Amélio como seu candidato à sucessão até o final do ano. O seu silêncio se torna justificável porque alguns poucos aliados defendem o nome da senadora Dorinha, mas acredita-se que não seja o desejo da parlamentar no momento e o movimento em torno se seu nome, seja uma nuvem passageira.