A ida do vice-governador Laurez Moreira para o PSD dos Abreus reacende as causas que motivaram o rompimento com o governador. O tempo tratou de dar razão a Wanderlei Barbosa quando, da ocasião do rompimento, acusou Moreira de estar tramando com os Abreus sua queda. A filiação ao PSD provou isso. Se uma reaproximação já estava complicada, com isso, essa possibilidade foi enterrada por completo. A filiação de Laurez além de confirmar as denúncias do governador, ajuda a pulverizar ainda mais a oposição, abrindo espaço para uma candidatura governista nadar de braçada. Nessa reviravolta no cenário político, quem saiu vitorioso foi Amélio Cayres.
A pulverização da oposição
Abriu-se uma avenida para os governistas, enquanto para os oposicionistas os caminhos vão se estreitando, e nesse processo de pulverização da oposição entra o PT, que insiste em candidatura própria — que seria justo, afinal o partido passou anos e anos como coadjuvante na política estadual, está na hora de ser protagonista — isso reduz ainda mais as chances de uma chapa de oposição ganhar eleições. Como já disse Jesus Cristo: “Um reino dividido entre si não subsiste”.
Eleições polarizadas
Amélio Cayres enfrentará diretamente Dorinha Seabra na corrida para o Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos. Enquanto Cayres entra em campo com um time coeso, bem estruturado e sem rachaduras, Dorinha está em um time fragmentado, onde outros jogadores de seu campo político, a oposição, ajudarão a tirar votos dela durante o processo eleitoral. O cenário de momento é favorável à Dorinha, porém, devemos lembrar de Ronaldo Dimas, que, faltando um ano para as eleições, aparecia nas pesquisas de intenção de votos à frente de Wanderlei e muitos já davam como certa sua vitória, mas com uma oposição fragmentada, essas intenções de votos não se transformarão em votos nas urnas e teve uma derrota acachapante. Como disse Cazuza: “Eu vejo o futuro repetir o passado”.
Amélio rompe a barreira dos dois dígitos
A última pesquisa aponta que o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins rompeu a barreira dos dois dígitos, o que mostra que sua pré-campanha está em uma crescente. Suas viagens pelo estado têm dado resultados e, faltando um pouco mais de um ano para as eleições, o cenário político pode apresentar outras mudanças. A análise feita é a de que Amélio Cayres tem aproveitado bem a companhia do governador Wanderlei Barbosa em eventos do governo para promover seu nome e isso é um dos fatores de seu crescimento nas pesquisas. O governador goza de uma alta popularidade e, mesmo sem ainda ter declarado oficialmente Amélio como seu candidato, podemos colocar na conta dele esse crescimento nas pesquisas.
Mín. 22° Máx. 40°