Um concurso público para a Polícia Civil do Tocantins foi anunciado pelo governador Wanderlei Barbosa. Serão 381 vagas disponíveis. As vagas serão distribuídas em diferentes cargos, incluindo:
- Agente de Polícia: 154 vagas + 16 para cadastro de reserva
- Escrivão de Polícia: 98 vagas + 16 para cadastro de reserva
- Delegado de Polícia: 60 vagas + 9 para cadastro de reserva
- Agente de Necrotomia: 8 vagas + 2 para cadastro de reserva
- Papiloscopistas: 21 vagas + 8 para cadastro de reserva
- Peritos Oficiais: 40 vagas + 20 para cadastro de reserva.
“Com grande satisfação, estamos realizando os concursos para garantir cada vez mais tranquilidade jurídica aos nossos servidores e, sobretudo, sentimento de segurança para a população. Já fizemos concursos para a Polícia Militar, nesta semana, inclusive anunciamos outro, a ser realizado em breve. Agora, avançamos com o concurso para a Polícia Civil, sendo que a nossa meta é atender todas as áreas do estado que necessitam", disse o governador Wanderlei Barbosa, que também anunciou a renovação da frota de veículos da SSP — Secretaria de Segurança Pública.
“Com a renovação da frota dos veículos da SSP [Secretaria de Estado da Segurança Pública], que realizamos hoje [sexta-feira,18], as equipes poderão desempenhar melhor suas tarefas e, com isso, temos a certeza de que a população tocantinense terá ainda mais segurança”, pontuou o governador Wanderlei Barbosa.
Segundo o secretário de segurança pública do estado do Tocantins, Wladimir Mota Oliveira, as provas devem ocorrer no primeiro semestre se 2025, assim como também outras etapas do concurso. “Agora, com o concurso autorizado, vamos encaminhar para a Secad [Secretaria de Estado da Administração] realizar as questões legais do edital, que deverá ser publicado em 30 dias. Após isso, acreditamos que a realização da prova e demais etapas devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025”.