
O prefeito reeleito, Antônio Cayres de Almeida — Antônio do Bar — tomará posse no próximo dia 01 para exercer seu sexto mandato como prefeito da cidade. Reeleito na última eleição com 6.029 votos, sendo a eleição mais folgada da história de Augustinópolis, uma diferença de mais de 3 mil votos para o segundo colocado, Antônio do Bar fez história no Tocantins, sendo o primeiro e único mandatário municipal a ter seis mandatos em seu município.
O nome de Antônio do Bar tem um peso político enorme em Augustinópolis. Para se ter uma ideia disso, desde que venceu a primeira eleição em 1988, seu grupo político sempre elegeu o sucessor — salvo em 2009, quando Carmem Alcântara ganhou uma eleição suplementar. Depois de sua primeira vitória, Antônio do Bar ajudou na eleição de Zé Anacleto, Dr Nilo, Deijanira Almeida — sua esposa — e Júlio Oliveira, consolidando seu nome no cenário político municipal e regional como o maior líder político dos últimos 30 anos. Obviamente, não disputará uma reeleição em 2030 por conta da legislação eleitoral, e talvez seja seu último cargo político, vindo depois desse mandato a aposentadoria. Mas isso não significa que poderá ficar distante do cenário político, podendo ainda emprestar seu nome para candidaturas futuras de companheiros. Independente da decisão futura de Antônio do Bar em aposentar-se ou não, o seu legado ficará na história de Augustinópolis como o nome que muitos tentaram, mas não conseguiram vencer.
Os muitos anos de vida pública trazem desgastes políticos, mas Antônio do Bar é uma exceção à regra. Sua popularidade, em mais de 40 anos de vida pública, pouco ou nada diminuiu, o que aumenta a mística em torno do mito. O homem Antônio do Bar não se dissocia do político Antônio do Bar. Quem esteve ao seu lado em todos esses anos de vida pública afirma com toda a veemência que sua palavra não tem volta, o que o faz diferente dos demais. A palavra dele como homem é a mesma como a de político: falou, está falado, não se volta atrás. São detalhes que fazem e fizeram de Antônio Cayres de Almeida um líder respeitado e admirado por muitos.
Mín. 23° Máx. 32°





