
Por: Keops Mota
Posso estar sendo levado pelo sentimento de pertencimento — claro, estou, minha cidade e minha região são maiores que qualquer coisa — mas não posso me manifestar após ler em uma coluna de um respeitado jornalista palavras que pareceram aos meus olhos ofensivas e com um quê de preconceito contra a querida e amistosa Região do Bico do Papagaio. Quero estar enganado.
O querido jornalista, que tem por nome Luiz Armando Costa, mostrou ter um certo ranço contra nossa região, isso talvez tenha nascido de sua luta — injustificável — contra o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, o qual é biquense, e tendo sido cotado para disputar o governo do Tocantins, fato esse que faz o nobre jornalista apelidá-lo, de uma forma meio jocosa, de “Amélio Cayres III, o grande” ou ele ainda pensa que a região do Bico do Papagaio ainda é aquela de 30 anos atrás, e não merece ter protagonismo eleitoral por sua “insignificância”, como ele deixou explícito em seu texto.
O seu ranço com Amélio Cayres não me interessa, muito menos sua posição política e ideológica, mas não queira diminuir a região do Bico do Papagaio, tratando-a como um lugar que não merece ser protagonista de uma eleição estadual pelo fato de suas cidades serem pequenas. Querido jornalista, você mirou em Amélio, mas acertou em nós, biquenses, que amamos nossa região.
Independente da candidatura de Amélio Cayres ao governo, continuaremos sendo uma região próspera, abençoada e acolhedora. Seu suposto preconceito conosco nos traz à memória os tempos do antigo norte goiano. Palmenses e quase toda a população da região central e sul nos olham como os goianos de antes da fundação do Tocantins olhavam para o que hoje é o estado do Tocantins: com desdém. Vamos lutar para termos uma representação expressiva na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e, quem sabe, se Amélio for mesmo candidato, lutaremos para ter um governador biquense no palácio Governador José Wilson Siqueira Campos.
O Bico é belo. Venha visitar.
O artigo em questão é esse.

Mín. 23° Máx. 32°





