
O Tocantins foi pego essa semana passada por uma suposta ameaça do prefeito Josemar Kasarin, de Colinas, à vereadora Naiara Miranda. A repercussão foi tamanha que alcançou a mídia nacional. Mas será que houve a ameaça de morte de que estão falando? Antes de colocar minha opinião sobre o assunto, quero ressaltar que sou totalmente contrário a qualquer tipo de violência contra a mulher, que minha análise é tão somente se houve ou não a tal ameaça de morte.
Vamos por pontos. 1° — O prefeito, ao se referir sobre os independentes, não citou o nome da vereadora, o que leva ao 2° ponto. Ela, ao interromper o prefeito sem ao menos ela ter citado seu nome, foi de uma falta de educação tremenda. Mas era motivo para ameaça física? Mas será que houve mesmo essa ameaça? Vamos contextualizar a fala do prefeito que remete ao 3° e mais importante ponto. A expressão “aqui a bala pega” está no contexto de ser enérgico em sua réplica à vereadora caso, em seu discurso, citasse o nome do prefeito. Ou seja, seu argumento contra ela seria duro.
Isso fica claro quando, no vídeo da sessão, ele diz: “Se ela citar meu nome, eu vou responder, aqui a bala pega”, fica claro aí que a expressão não tem nada a ver com ameaça de morte, mas tão somente que seria enérgico em sua resposta ali no plenário.
Claro que a discussão tomou proporções inimagináveis e aflorou a guerra cultural que existe dentro de cada cidadão, no entanto, precisamos analisar e contextualizar o evento antes de tomarmos qualquer lado, repito, não sou a favor da discriminação contra a mulher, no entanto, não vejo na fala do prefeito qualquer tom discriminatório.
Esse é o meu ponto de vista, respeito quem pensa diferente, e espero que respeitem também meu posicionamento. Antes de qualquer coisa, procurem o vídeo na íntegra da sessão e tirem suas conc
lusões.
Mín. 23° Máx. 32°





