
O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, esteve no Bico do Papagaio acompanhando o vice-governador Laurez Moreira como um dos cabos eleitorais do pedetista em sua fraca pré-campanha ao governo do Tocantins. O ex-prefeito da capital aproveitou a oportunidade para dar uma aula de como fazer politicagem e vesti-la com um traje de empatia. Do centro do estado, região que, juntamente com os sulistas, sempre demonstraram um certo asco pelo Bico do Papagaio, Raul Filho não tem lugar de fala, como ele mesmo disse em seu discurso, não conhece a região e baseia-se em conversas de opositores. Vamos analisar ponto a ponto o que disse Raul Filho.
“Gente, eu não conheço, mas eu tenho informação de que o lugar que tem uma vida mais indigna do planeta Terra está aqui no município de vocês — é Vila do Gato. Diz que lá as pessoas vivem em extrema pobreza”. Ele dá início mostrando a inexistência do seu direito de fala, pois, como pode falar do que não conhece? Usando uma verborragia quando afirma — usando nenhuma base de dados — que a Vila do Gato na Esperantina tem a vida mais indigna do planeta Terra, ele repete um mantra antigo e já superado de que o Bico do Papagaio é um lugar inóspito. Esse exagero na fala deve ser fruto do antigo preconceito que sulistas e centristas sempre nutriram pelo Bico do Papagaio, mesmo sem o conhecer.
“Então, vocês querem ver o futuro desse estado? Olha para o espelho de quem governa essa cidade por tanto tempo. E hoje é chefe do Poder Legislativo do Estado, quem detém realmente os recursos.” Ao referir-se ao deputado estadual Amélio Cayres, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o ex-prefeito comete um erro grosseiro, porque parlamentar não é ordenador de despesas para afirmar que ele detém os recursos. O máximo que pode fazer é indicar as emendas e esperar que o governo do Estado pague. A sua afirmação foi por pura ignorância ou má-fé. Lembrando que Raul Filho já foi deputado estadual e deveria saber disso.
Não precisamos de quem não nos conhece para apontar os defeitos que aqui existem, pois essas falas de quem está distante da nossa realidade são meramente politiqueiras e totalmente desprovidas de sentimentos genuínos. Raul Filho fez o que todos os políticos lá de cima fazem: tentar colher votos e depois esquecer-nos novamente. Desde a fundação do estado do Tocantins que temos governadores que são oriundos dos grandes centros do estado, se a nossa região passou muito tempo no esquecimento, é culpa única e exclusivamente dessa elite política desses grandes centros e, se está conseguindo se levantar e desenvolver, é pelo trabalho de nosso povo e da ajuda de políticos da região.
Mín. 23° Máx. 32°





