O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, formou um verdadeiro exército para a disputa ao Palácio José Wilson Siqueira Campos. O chefe do legislativo estadual já contava em seu front 18 prefeitos do Bico do Papagaio, destacando o prefeito de Araguatins, a maior cidade da região, Aquiles da Areia, e do prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar. Esses soldados são suficientes para garantir a maioria, mas eram necessários mais soldados para a linha de frente nas demais regiões do Estado. Para isso, Amélio começou a contar com o apoio de 20, dos 24 deputados da ALETO. Isso mostra força político/eleitoral. Apesar do silêncio do governador, é sabido de sua preferência por Cayres, o que o torna mais poderoso na disputa.
A única alegação dos adversários de Cayres era a de que seu nome não tinha força em outras regiões fora do Bico do Papagaio, agora, com o correr do tempo, o discurso poderá mudar, pois o nome de Cayres está sendo bem-apresentado nessas regiões onde supostamente não era conhecido. São cabos eleitorais fortes, com grande penetração em seus redutos eleitorais. Na capital do estado, somente a deputada Janad Valcari não declarou apoio a Amélio, o que gerou estranheza para alguns, afinal, Amélio entrou em sua campanha para a prefeitura de Palmas, apoiando-a com afinco, mas apesar disso, Amélio poderá contar com o apoio da ex-prefeita Cínthia Ribeiro.
Em Gurupi, o chefe do legislativo poderá contar com o apoio de Eduardo Fortes e Eduardo do Dertins e de Araguaína, Jorge Frederico, Gipão e Marcus Marcelo. É um exército forte, que, com as bençãos do governador Wanderlei Barbosa, poderá sair vitorioso após a apuração das urnas em 2026. As articulações continuam, ainda é incerta a permanência da senadora Dorinha na base do governador, acredita-se que não haverá rompimentos e que seguirão juntos, o que pode ser um reforço a mais na candidatura de Amélio.
Já o senador Eduardo Gomes faz questão de mostrar seu apoio ao governador e, por tabela, ao projeto Cayres. Acredito que as coisas não mudem ou mudem muito pouco até o ano que vem. Os céticos da candidatura de Amélio já começam a dar indícios de uma mudança na retórica e trocar o “desconhecido” pelo favorito. Tudo está encaminhando para uma união de forças de todos os aliados de Wanderlei em prol de seu candidato. 2026 é logo ali.