
A imagem da semana fica por conta de duas crianças indo a pé da escola para suas casas, andando em uma rua empoeirada. A cena aconteceu na cidade de Praia Norte e pais de alunos alegam não haver transporte escolar para conduzir com segurança seus filhos até em casa. Há muito tempo que a situação precária da educação praianortense é denunciada por pais de alunos da rede pública municipal, no entanto, apesar das denúncias, a situação só piora, parecendo até que o gestor está retalhando esses pais que denunciam o descaso.
Esse sadismo presumido também é evidenciado quando olhamos para a estrutura das escolas. O caso da escola Melquíades Cardoso exemplifica bem isso. A reforma, iniciada há um ano, nunca teve sua conclusão, prejudicando o aprendizado dos alunos. São banheiros sem condições de uso, energia frequentemente cortada por falta de pagamento, obrigando os professores a mandarem as crianças mais cedo para casa. E o pior de tudo: a péssima merenda escolar.
Pais denunciam que seus filhos estão comendo banana com farinha nas escolas e, por um lado, corre a denúncia do Ministério Público do Tocantins de suspeita de desvio de R$ 200 mil reais da merenda escolar. São tantas coisas que daria um filme de terror. Alheio a todos esses problemas, o prefeito saiu de seu berço esplêndido para fazer campanha para sua sobrinha. Passou quatro anos sumido e reaparece justamente no período eleitoral.
A imagem das crianças em meio aquela poeira voltando a pé para casa após um dia de aula é o retrato do descaso e da incompreensão da gestão de que a educação liberta, transforma e abre oportunidades. Mas para políticos desse calibre, a libertação de um povo representa menor domínio, portanto, é mais viável deixá-las na ignorância. Fiquem com esse barulho.
Vejam mais imagens das escolas praianortense



Mín. 23° Máx. 32°





